ivbnvbnvbjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

terça-feira, 17 de junho de 2014

RESTAURAÇÃO DA IMAGEM SACRA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS




RESTAURAÇÃO DA IMAGEM SACRA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS

A imagem sacra de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos tem como  características técnicas a  escultura em peça única de madeira, policromada em tons de azul claro, vermelho e marrom, amarelo dourado, azul royal. Suas características estilísticas: peça provavelmente do último quartel do século XVIII, atribuída à época da escravidão, provavelmente acervo da primitiva Igreja do Rosário, localizada no antigo Largo do Rosário, onde hoje se encontra localizada a Praça Joaquim Luiz da Costa Maia.  Composição assimétrica vertical. Panejamento com fartas pregas verticais e caimento natural que acompanham o corpo; veste com arranjos florais lembrando o estilo barroco; túnica em vermelho e azul royal deixando o ombro direito descoberto.  
Características iconográficas: Nossa Senhora do Rosário se tornou uma das devoções mais importantes dos cativos africanos. É a protetora dos escravos, cultuada em todas as festas dos Congados/Reinados.  Geralmente, é representada ao lado das invocações de Santa Ifigênia e São Benedito, protetores dos negros cativos. Iconograficamente é representada por uma jovem Mãe, sobre um bloco de nuvens com querubins, de pé, trazendo o Menino Jesus sobre o braço esquerdo e um rosário na mão direita. O rosário é um objeto de devoção que consiste em uma espécie de colar de contas. É composto de 15 mistérios ou dezenas de pequenas contas que simbolizam rosas oferecidas a Nossa Senhora; o terço (mais comum) tem apenas uma terça parte do rosário.

No final do ano de 2013 e início de 2014, a peça sacra passou por uma intervenção em processo de restauração pelo profissional Carlos Magno de Araújo, Restaurador e Artista Plástico – Anima Conservação Restauração e Artes – Ltda. São João Del Rei/MG, voltando a sua originalidade, ressaltando sua importância artística e valorizando ainda mais sua história local, ligada á Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A peça sacra foi recebida com celebrações festivas do Reinado, no dia 18 de maio, data alusiva a 13 de maio, dia da Abolição da Escravidão. 
Por: Salomé Reis Alves de Lima

0 comentários:

Postar um comentário

Mapa de Cristais

Mapa de Cristais
Mapas