Para acesso as Atas das Reuniões do COMPAC 2020 clique abaixo.
Ata da 68 Reunião Ordinária do COMPAC - 16/01/2020
Ata da 69 Reunião Ordinária do COMPAC - 03/03/2020
Ata da 70 Reunião Ordinária do COMPAC - 01/06/2020
Ata da 71 Reunião Ordinária do COMPAC - 13/08/2020
Ata Aplicação do Fundo - 15/10/2020
Ata da 63 Reunião Ordinária do COMPAC - 10/01/19
Ata da Reunião Extraordinária COMPAC - 31/01/19
Ata da 64 Reunião Ordinária do COMPAC - 28/03/19
Ata da 65 Reunião Ordinária do COMPAC - 30/05/19
Ata da 66 Reunião Ordinária do COMPAC - 25/07/19
ATAS DAS REUNIÕES DO ANO DE 2018
Ata da 57 Reunião Ordinária do COMPAC - 22/03/2018
Ata da 58 Reunião Ordinária do COMPAC - 25/05/2018
Ata da 59 Reunião Ordinária do COMPAC - 11/06/2018
Ata da 60 Reunião Ordinária do COMPAC - 20/07/2018
Ata da 61 Reunião Ordinária do COMPAC - 12/09/2018
Ata da 62 Reunião Ordinária do COMPAC - 14/11/2018
ATAS DAS REUNIÕES DO ANO DE 2017
Ata da 50ª Reunião Ordinária do COMPAC - 15/03/2017
Ata da 51ª Reunião Ordinária do COMPAC - 05/04/2017
Ata da 52ª Reunião Ordinária do COMPAC - 16/05/2017
Ata da 53ª Reunião Ordinária do COMPAC - 13/06/2017
Ata da 54ª Reunião Ordinária do COMPAC - 25/07/2017
Ata da 55ª Reunião Ordinária do COMPAC - 07/11/2017
ATAS DAS REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMONIO CULTURAL 2016
ATAS DAS REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMONIO CULTURAL 2015
ATA DA 42 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos
20 ( vinte) dias do mês de novembro de 2015, às 19:00 h, na sala de reuniões do
SEMPAC, Prédio da Cacisa, à Rua: José Costa, Nº 157, os membros do Conselho Municipal do
Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé
Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os
conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar
Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Tiago
Eugênio Moreira, João Alves Monteiro e José Adilson Martins, convocados via
telefone, se reuniram para tratar dos seguintes assuntos: 1. Festa do
Rosário/Reinado. O Sr. presidente falou
sobre as festividades da Festa do Rosário/Reinado Bem Imaterial Registrado,
realizadas no mês de outubro próximo passado, que transcorreu com muita
disciplina, ordem e harmonia. Diferente de outras festas, essa, deste ano, não
teve brigas, nem bebedeiras excessivas. 2. O Dia da Consciência Negra deverá
ser comemorado amanhã, sábado, com desfile de ternos do Reinado. 3. Programa da
Aplicação do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. O Sr
presidente apresentou o Programa da
Aplicação do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural que deverá
ser aplicado no ano base de 2016.
Explicou que, foram realizadas vistorias pelo engenheiro Gaspar Wagner Pinheiro
no prédio da Igreja Nossa Senhora da Ajuda e no Prédio da Cacisa, com
levantamento de custos de material e mão de obra, para uma possível
intervenção. Porém, como no ano base de 2015, o município não teve condições
financeiras, as obras não foram realizadas. Por este motivo, o plano
contemplando os mesmos bens culturais ( as mesmas obras) está sendo apresentado
para
o ano base de 2016, exercício
2018. Os conselheiros analisaram o plano e o aprovaram por unanimidade. Nada
mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim,
Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou,
pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do
SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 20 ( vinte) de novembro de
2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima –
secretária
João Bosco Reis - presidente
Marcos
César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
João Alves Monteiro -
Tiago Eugênio Moreira –
José Adilson Martins -
ATA DA 41 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos
17 ( dezessete ) dias do mês de setembro de 2015, às 19:00 h, na sala de
reuniões do SEMPAC, Prédio da Cacisa, à Rua: José Costa, Nº 157, os membros do Conselho Municipal do
Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé
Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os
conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar
Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Tiago
Eugênio Moreira, João Alves Monteiro e Adilson José Martins, convocados via
telefone, se reuniram para tratar dos seguintes assuntos: 1. Festa do
Rosário/Reinado. O Sr. presidente falou
sobre as festividades da Festa do Rosário/Reinado Bem Imaterial Registrado. O
levantamento dos mastros será dia 20, domingo próximo, e a festa será realizada
nos dias de 14 a 18 de outubro. O rei e rainha ( festeiros) da Coroa Grande
será o casal Cezar Maia e sua esposa Gisele Rocha Maia. Os membros do SEMPAC
deverão acompanhar as festividades. A divulgação da festa já está sendo
realizada, através de faixas informativas, afixadas em locais públicos e as
medidas de salvaguarda do Bem Imaterial estão sendo efetuadas com alunos do 4º
ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais por meio de
entrevistas, palestras, e aplicação da Cartilha de Educação Patrimonial: Festa
do Rosário/Reinado “Revivendo a Nossa Cor” 2. A
Igreja Nossa Senhora do Rosário, BI Inventariado, está passando por uma reforma
em seu telhado e construção de um novo coro que havia sido retirado. Os membros do SEMPAC, Marcos Antônio Marques e
Maria Salomé Reis Alves de Lima, com orientação do engenheiro da prefeitura
Gaspar Wagner Pinheiro, visitaram o local para
uma vistoria. 3. A Resolução Nº
01/2015 que considera a necessidade de esclarecimento ao público sobre a
finalidade do processo de tombamento do Clube Jubileu de Prata, parte
integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Paço Municipal deverá
valer para o Prédio da Câmara de Vereadores que também é parte integrante do
referido conjunto. 4. Na Praça do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Paço
Municipal está sendo colocada uma academia de ginástica ao ar livre
Nada mais havendo a tratar foi
lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de
Lima, secretária do
COMPAC, que a redigiu e lavrou,
pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do
SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 17 ( dezessete) de setembro de
2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima –
secretária
João Bosco Reis - presidente
Marcos
César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
João Alves Monteiro -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson José Martins -
ATA DA 40 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos
30 ( trinta ) dias do mês de julho de 2015, às 19:00 h, na sala de reuniões do
SEMPAC, Prédio da Cacisa, à Rua: José Costa, Nº 157, os membros do Conselho Municipal do
Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé
Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os
conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar
Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Tiago
Eugênio Moreira, João Alves Monteiro e Adilson José Martins, convocados via
telefone, se reuniram para tratar dos seguintes assuntos: 1. Plano de
Divulgação das Fichas de Inventário – foi lembrado pelo Sr presidente que no
mês e agosto deverá ser realizada a 2ª fase da divulgação das fichas de inventário
das Áreas 03 ZU e 04 ZR, de acordo com a previsão do cronograma, finalizando
assim a Execução do Plano de Divulgação do município. Lembrou também que as fichas foram analisadas
pelos conselheiros e que o número delas foi reduzido, dando importância somente
as de relevância histórica cultural para o município. Os conselheiros
presentes, mais uma vez, aprovaram as decisões já tomadas constadas na Ata da
reunião do COMPAC do dia 13 (treze) de abril de 2015, aprovando inclusive a
finalização da Execução do Plano de Divulgação do Inventário do município. 2. A
Igreja Nossa Senhora do Rosário, BI Inventariado, deverá passar por uma reforma
em seu telhado. A reforma está prevista para o mês de agosto, antes do período
chuvoso, evitando maiores transtornos. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a
presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária
do
COMPAC, que a redigiu e lavrou,
pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do
SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 30 ( trinta) de julho de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima –
secretária
João Bosco Reis - presidente
Marcos
César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
João Alves Monteiro -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson José Martins -
ATA DA 39 ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos
25 ( vinte e cinco ) dias do mês de junho de 2015, às 15:00 h, na sala do Gabinete do Prefeito, Wenceslau Ribeiro de
Castro, contando também com sua presença, os membros do Conselho Municipal do
Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé
Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os
conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar
Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Verônica
Silva, Tiago Eugênio Moreira, Atanael dos Santos, João Alves Monteiro, Adilson
José Martins e Weverton Apolinário Ferreira, convocados via telefone, se
reuniram para tratar dos seguintes assuntos: o presidente, Sr João Bosco Reis,
iniciou a reunião explicando ao Sr Prefeito o motivo da reunião em seu gabinete
indicando medidas para a defesa e conservação de Bens imóveis tombados 1.
Preservação da função dos Bens Imóveis tombados: Clube Jubileu de Prata, prédio
integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico Paço Municipal, tombado
pelo Decreto Municipal Nº 06/ de 11/03/2004 e Igreja Nossa Senhora da Ajuda,
tombada pelo Decreto Municipal Nº 11, de 03/04/2003, observando que o Clube
Jubileu de Prata está servindo como velório municipal, fugindo de sua função
específica como um clube social. O Clube Jubileu de Prata tem como função e
finalidade, de acordo com a lei que rege o seu tombamento, servir o público
para: reuniões, assembléias, celebrações, eventos culturais e atividades afins.
As celebrações fúnebres NÂO estão incluídas na função ou finalidade do Clube
Jubileu de Prata. O Sr presidente explicou que deverá estabelecer uma quantia
monetária para a manutenção do zelo e do bem estar do ambiente usado nas
atividades particulares. Quanto ao Bem Imóvel Igreja Nossa Senhora da Ajuda as
normas que regem o tombamento como: zelo e manutenção periódica do edifício; a
não depredação de suas paredes com pregos, colas, cartazes, fios descobertos,
antenas expostas; o uso de fogos de artifício;
o uso de fonte móvel de emissão sonora
( som acústico) amparados pela Lei Federal nº
4.092, regulamentada pelo Decreto nº 33.868/2012. O volume máximo permitido para áreas residenciais,
hospitalares e escolares é de 50 decibéis durante o dia e 45 decibéis à noite.
Essa determinação se enquadra tanto para emissão de som em veículos comerciais
e particulares, quanto para som mecânico e/ou ao vivo; o zelo pelo entorno do bem
imóvel, com referência às barracas comerciais e o lixo. O Sr prefeito,
Wenceslau Ribeiro de Castro, aprovou as medidas expostas pelo presidente Sr.
João Bosco Reis e orientou que as providências necessárias deveriam ser tomadas
com urgência e que o COMPAC poderia, por meio de Portaria, esclarecer e
informar o público. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que
vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária do COMPAC,
que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os
trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes
presentes na reunião e pelo prefeito municipal.
Cristais, 25 ( vinte e cinco) de junho
de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima –
secretária
João Bosco Reis - presidente
Marcos
César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
Atanael Santos-
João Alves Monteiro -
Verônica Silva -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson José Martins –
Weverton Apolinário Ferreira -
Wenceslau Ribeiro de Castro – prefeito
municipal-
ATA DA 38 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 23 ( vinte e três ) dias do mês
de abril de 2015, às 19:00 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José
Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do
Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé
Reis Alves de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os
conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar
Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Tiago
Eugênio Moreira, João Alves Monteiro e Adilson
José Martins convocados via telefone, se reuniram para tratar dos seguintes
assuntos, segundo a pauta do dia, anunciada pelo presidente, Sr João Bosco
Reis: 1. Aprovação do Plano de Atualização do Inventário da Área 01 ZU de
Cristais/MG. O Sr. Presidente apresentou as Fichas de Inventário da Área 01 ZU
para serem estudadas e analisadas de acordo com o cronograma. Os conselheiros,
com a assistência do arquiteto Márcio Vinicius Reis, analisaram as fichas e questionaram
a ausência de estilos de importância histórica e arquitetônica de alguns Bens
Imóveis da referida área. Após discussão e troca de idéias chegaram a conclusão
que a descaracterização, a falta de cuidado na manutenção, ao lado da falta de
informação histórica, também contribuíram para que estes bens imóveis fossem
desvalorizados, perdendo parte de sua importância para o município. Mas como o
objetivo do inventário é dar conhecimento do que é de interesse da preservação,
estas fichas deverão ter seu registro documental à parte, ficando a critério do
proprietário a preservação ou não, porque em algum momento ela teve sua
importância. São as seguintes: Residência da Sra Helena Lara, Residência do Sr
Carlos Irineu Lima, Sra Lourdes Rosa Lima, Prédio da Agência dos Correios,
Residência das Sra Sônia Maria Reis Fernandes, Residência do Sr. José Orlando
Parreira. Nada mais havendo a
tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis
Alves de Lima, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente
João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos
conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 23 ( vinte e três) de abril de
2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima –
secretária
João Bosco Reis - presidente
Marcos
César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
João Alves Monteiro -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson
José Martins –
Márcio
Vinicius Reis -
ATA DA 37 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 13 ( treze ) dias do mês de
abril de 2015, às 19:00 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa,
Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio
Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé Reis Alves
de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos
Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra
Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Verônica Silva, Tiago Eugênio
Moreira, Atanael dos Santos, João Alves Monteiro, Adilson José Martins e
Weverton Apolinário Ferreira, convocados via telefone, se reuniram para tratar
dos seguintes assuntos, segundo a pauta do dia, anunciada pelo presidente, Sr
João Bosco Reis: 1. Aprovação do Plano de Divulgação do Inventário das Áreas 03
ZU e Área 04 ZR. O Sr. Presidente apresentou as Fichas de Inventário das Áreas
03 ZU e Área 04 ZR para serem divulgadas de acordo com o cronograma. Os
conselheiros analisaram as referidas fichas e reiteraram que os Bens Imóveis,
os Móveis e os Bens Naturais de propriedades particulares não são passíveis de
divulgação, devido a não autorização por parte de seus proprietários. Assim, os
conselheiros aprovaram, mediante a autorização dos proprietários, as seguintes
Fichas de Inventário para serem divulgadas, de acordo com o cronograma: Área 03
ZU – Escola Estadual Dr. Osmar Bicalho e CEEM – Centro Esportivo Estudantil Municipal,
formando um total de 02 ( duas) fichas. O
Parque de Exposições “José Ferreira Filho” também não deverá ser divulgado porque
foi desestruturado, demolido e, por fim, passou para a propriedade privada do
Sindicato Rural de Cristais/MG, sendo loteado o terreno, perdendo assim sua
importância arquitetônica e histórica para o município. Da Área 04 ZR, os conselheiros decidiram que
poderão ser divulgadas, mediante a autorização dos proprietários, as seguintes
Fichas de Inventário, de acordo com o cronograma: Escola Municipal Prefeito
Aristeu Maia, Capela Sta. Cruz – Martins, Capela N. S. Aparecida – Fernandes,
Balsa, Escola Municipal João de Assis Campos e Capela São Sebastião –
Coqueiros, formando um total de 06 ( seis) fichas. Os conselheiros ainda analisaram as fichas dos
Bens Móveis: Bandeira de Santa Bárbara e de dois Oratórios (das Áreas 03 e 04)
e entenderam que são bens de valor artístico e histórico sem relevância para o
município, portanto, sem credenciamentos que justifiquem seus inventários. Após
a análise das Fichas de Inventário das áreas 03 ZU e 04 ZR, os conselheiros
decidiram que no Plano de Divulgação serão contempladas, no ano base de 2015,
um total geral de 08 (oito) fichas, de acordo com as autorizações de seus
proprietários, considerando os valores: histórico, artístico, social e
religioso para o município. Os conselheiros decidiram também que essas fichas de inventário deverão ser
divulgadas nos dois períodos previstos no cronograma: de abril a junho e de
agosto a outubro, com todos os campos disponibilizados para pesquisas de
estudantes, historiadores e para o público em geral. 2. O telhado da Igreja N. S. da Ajuda deverá
passar primeiramente por uma vistoria técnica, realizada por um engenheiro,
para detectar o que realmente precisa ser reformado. Nada mais havendo a tratar
foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis Alves de
Lima, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco
Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros
efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 13 (treze) de abril de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima –
secretária
João Bosco Reis - presidente
Marcos
César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
Atanael Santos-
João Alves Monteiro -
Verônica Silva -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson
José Martins –
Weverton
Apolinário Ferreira -
ATA DA 36 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 24 ( vinte e quatro ) dias do
mês de março de 2015, às 16:00 h, na
Casa Paroquial , à Rua: Francisco de Assis Carvalho Nº 508 - os membros do
Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis:
presidente, secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária Isabella
Lara Ribeiro: os conselheiros: Marcos
Cesar Nogueira, Marcos Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Roberto Pinheiro
Guimarães, o advogado da prefeitura
municipal Dr. Tarcísio Antônio Martins, e o pároco Pe. Aparecido Paulo Silva, convocados
via telefone, se reuniram para tratar do assunto referente à reforma do telhado
da Igreja Nossa Senhora da Ajuda,
atendendo ao Programa de Aplicação do FUNPAC, de acordo com as
solicitações do 4º Promotor de Justiça da Comarca de Campo Belo /MG Dr.
Alessandro Ramos Machado. Os membros do COMPAC e o representante do Poder
Jurídico Municipal foram recebidos pelo pároco na Casa Paroquial, onde o presidente,
Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, apresentando a pauta do dia: 1. Reforma
do telhado e pintura interna e externa da Igreja Nossa Senhora da Ajuda – o Sr
presidente levou até o pároco a sugestão da realização de uma parceria entre a
Prefeitura Municipal e a Paróquia Nossa Senhora da Ajuda para a realização da
referida reforma, explicando que o Sr Promotor de Justiça se encontra empenhado
na realização da reforma, conforme consta nas correspondências da Promotoria
enviadas ao Prefeito Municipal Wenceslau Ribeiro de Castro. O Sr presidente
explicou também que os membros do Conselho já foram consultados, o assunto já
foi debatido entre os conselheiros e que, todos, unanimemente, aprovaram a
reforma do telhado e pintura interna e externa da Igreja Nossa Senhora da
Ajuda. O assunto foi debatido pelos presentes e o pároco Pe. Aparecido Paulo
Silva concordou com a proposta de parceria, chegando ao consenso de que é necessário
primeiro realizar um levantamento dos custos da mão de obra e dos materiais de
construção, o que será feito após uma análise técnica. Nada mais havendo a
tratar, foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Maria Salomé Reis
Alves de Lima, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que
dirigiu os trabalhos, pelo pároco Pe, Aparecido Paulo Silva, pelo representante
do Poder Jurídico Municipal Dr. Tarcísio Antônio Martins e pelos membros do
SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 24 de março de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima -
João Bosco Reis: presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Cesar Nogueira –
Marcos Antônio Marques –
Hermelindo Pinheiro –
Roberto Pinheiro Guimarães –
Tarcísio Antônio Martins –
Pe. Aparecido Paulo
Silva -
ATA DA 35 ª REUNIÃO DE ELEIÇÃO, POSSE E
EXERCÍCIO DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 20 ( vinte ) dias do mês de
março de 2015, às 19:00 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa,
Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio
Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Maria Salomé Reis Alves
de Lima: secretária, Isabella Lara Ribeiro: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos
Antônio Marques, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra
Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Verônica Silva, Tiago Eugênio
Moreira, Atanael dos Santos, João Alves Monteiro, Adilson José Martins e
Weverton Apolinário Ferreira e o Prefeito Wenceslau Ribeiro de Castro, convocados
via telefone, se reuniram para constituírem da posse e exercícios dos cargos
eleitos. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, apresentando a
pauta do dia: 1. Eleição, posse e exercício de membros para compor a nova
diretoria do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – o Sr presidente passou
a palavra para o Sr Prefeito que
cumprimentou cordialmente todos os presente e, investido de sua
autoridade, passou à pauta da reunião
dando posse a cada um dos membros
eleitos do COMPAC para o biênio 2015/16. A nova diretoria ficou assim
constituída, de acordo com o Decreto Nº 08 de 18 ( dezoito ) de março de 2015: presidente: João Bosco Reis, (público) vice
presidente: Marcos César Nogueira, (civil) 1ª secretária: Maria Salomé Reis
Alves de Lima, ( público) 2ª secretária: Isabella Lara Ribeiro (suplente -
público); conselheiros: Marcos Antônio Marques ( público) , Roberto Guimarães
Pinheiro ( público) Andréa Guerra Pinheiro Silva (civil), Hermelindo Pinheiro (
público) Atanael dos Santos ( público ) suplentes: João Alves Monteiro (civil) Verônica
Silva (civil), Tiago Eugênio Moreira ( civil).
Adilson José Martins (civil) e Weverton Apolinário
Ferreira (civil). O Sr Prefeito Wenceslau Ribeiro de Castro agradeceu o
trabalho de todos os membros do COMPAC, lembrando que é um serviço de
voluntariado prestado a comunidade cristalense sem ônus para o município. Nada
mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim,
Maria Salomé Reis Alves de Lima, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou,
pelo presidente João Bosco Reis e o Prefeito Municipal Wenceslau Ribeiro de
Castro que dirigiram os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros
efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 20 ( vinte) de março de 2015
Maria Salomé Reis Alves de Lima –
secretária
Wenceslau
Ribeiro de Castro – prefeito municipal
João Bosco Reis - presidente
Marcos
César Nogueira – vice presidente
Isabella Lara Ribeiro
Marcos Antônio Marques _
Roberto Pinheiro Guimarães -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Hermelindo Pinheiro _
Atanael Santos-
João Alves Monteiro -
Verônica Silva -
Tiago Eugênio Moreira –
Adilson
José Martins –
Weverton
Apolinário Ferreira -
ATA DA 34 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 27 ( vinte e sete ) dias do mês
de fevereiro de 2015, às 19:00 h, na
Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os
membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco
Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de
Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Hermelindo
Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro
Guimarães, Verônica Silva e Tiago Eugênio Moreira convocados via telefone, se
reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural. O
presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, apresentando a pauta do
dia: 1. Indicação de membros para compor a nova diretoria do Conselho Municipal
do Patrimônio Cultural – o Sr presidente explicou que a diretoria atuante terá
seu mandato vencido em 19 ( dezenove )
de março, quando completará 02 ( dois) anos de atuação, de acordo com o
Regimento vigente. Por este motivo, os membros presentes deverão indicar outros
nomes. O Sr presidente ainda explicou que os seguintes membros: Lindosmar José
Vieira, Alcione de Souza e Marineuza Juvenal pediram afastamento do COMPAC. Após,
sugestão de nomes, discussão e debates, os presentes manifestaram a favor da
continuidade da presidência da diretoria, e ainda indicaram outros nomes para
ocupar os cargos vacantes: Pastor João Alves Monteiro, José Adilson Martins e Weverton Apolinário Ferreira. A nova diretoria ficou
assim constituída: presidente: João Bosco Reis, (publico) vice presidente:
Marcos César Nogueira, (civil) 1ª secretária: Maria Salomé Reis Alves de Lima,
( público) 2ª secretária: Isabella Lara Ribeiro (suplente - público);
conselheiros: Marcos Antônio Marques ( público), Roberto Guimarães Pinheiro (
público), Hermelindo Pinheiro ( público), Andréa Guerra Pinheiro Silva (civil) Atanael
dos Santos ( público ) suplentes: João Alves Monteiro (civil), Verônica Silva (civil),
Tiago Eugênio Moreira ( civil) José Adilson Martins(civil) e Weverton Apolinário Ferreira ( civil). 2. A Diretoria
Municipal de Cultura e Turismo está sob a responsabilidade da Sra. Maria Salomé
Reis Alves de Lima. 3. O Setor Municipal do Patrimônio Cultural está
respondendo as solicitações do Sr. Promotor de Justiça. Dr. Alessandro Ramos
Machado sobre o Inquérito Civil Público Nº 0112.14.000 684-5, onde é arrolada a
reforma do telhado da Igreja Nossa Senhora da Ajuda. Nada mais havendo a tratar,
foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro,
secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou,
pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do
SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 27 ( vinte e sete) de fevereiro de 2015
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Hermelindo Pinheiro
Marcos César Nogueira -
Andréa Guerra Pinheiro Silva -
Roberto Pinheiro Guimarães -
Verônica Silva -
Tiago Eugênio Moreira –
ATAS DAS REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMONIO CULTURAL 2014
ATA DA 33 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 17 (dezessete ) dias do mês
de novembro de 2014, às 19:30 h, na
Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os
membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco
Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de
Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Lindosmar José
Vieira, Alcione de Souza, Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa
Guerra Pinheiro Silva, Roberto Pinheiro Guimarães, Marineuza Juvenal e Tiago
Eugênio Moreira convocados via telefone, se reuniram para tratar dos assuntos
referentes ao Patrimônio Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início
à reunião, apresentando a pauta do dia: 1. Apresentação do Programa de
Aplicação dos Recursos do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural para o
período compreendido entre os meses de Janeiro de 2015 a Dezembro de 2015,
Exercício de 2017, contemplando os seguintes bens culturais: restauração da
Imagem de Nossa Senhora da Ajuda, restauração do telhado da Igreja Matriz Nossa
Senhora da Ajuda e restauração ( reparos para manutenção) do Prédio da Cacisa,
segundo laudo de vistoriado engenheiro civil Gaspar Wagner Pinheiro, realizado
em 25/07/14. Os conselheiros presentes analisaram o Programa apresentado,
debateram, inclusive sobre o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico do Paço
Municipal que foi restaurado em sua pintura interna e externa, com a finalidade
de sua manutenção, neste ano base de 2014. Após os debates, os conselheiros
aprovaram unanimemente o Programa de Aplicação dos Recursos do Fundo de
Preservação do Patrimônio Cultural para o Ano Base de 2015, Exercício 2017. 2.
Dedetização da Igreja Nossa Senhora da Ajuda- A Igreja Nossa Senhora da Ajuda
está passando por uma dedetização por ter sido encontrado cupins em seus
altares de madeira. 3. Diretoria Municipal de Educação, Cultura e
Turismo- A Diretoria Municipal de
Cultura e Turismo foi anexada à Diretoria de Educação, ficando assim
constituída: Diretoria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, sendo sua
chefe a Sra. Vanuza Fagundes França. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a
presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do
COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os
trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes
presentes na reunião.
Cristais, 17 ( dezessete) de novembro de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Lindosmar José Vieira
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Marcos César Nogueira
Andréa Guerra Pinheiro Silva
Roberto Pinheiro Guimarães
Marineuza Juvenal
Tiago Eugênio Moreira
ATA DA 32 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 15 ( quinze ) dias do mês
de outubro de 2014, às 19 h, na
Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os
membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco
Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de
Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Alcione de Souza,
Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva,
Marineuza Juvenal, Tiago Eugênio Moreira e Roberto Pinheiro Guimarães,
convocados via telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao
Patrimônio Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião,
apresentando a pauta do dia: 1. a Festa do Rosário/Reinado – a festa realizada
nos dias 20, 21 e 22 de setembro foi muito bem organizada e bem conduzida pela
irmandade Os membros do SEMPAC
acompanharam a realização da manifestação cultural, registrando e
documentando todas as atividades. 2. Aprovação do Tombamento definitivo das
imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, publicação e
homologação. O ato de tombamento das imagens de Nossa Senhora das Dores e do
Senhor dos Passos foi aprovado e homologado pelo Decreto Municipal Nº 97 de
13/10/2014, de acordo com a Lei Municipal Nº 942 de 02/04/2002. As Diretrizes de
Intervenção e Conservação e Plano de Gestão de Medidas de Salvaguarda foram
apresentadas aos conselheiros que as aprovaram por unanimidade. O presidente do COMPAC, Sr João Bosco Reis,
apresentou a Elaboração do Plano de Atualização do Inventário do Patrimônio
Cultural para os conselheiros analisarem. O presidente explicou que o
Inventário se encontra em fase de Execução do Plano de Divulgação e que agora,
para o Ano Base de 2015, deverá ser apresentado ao IEPHA/MG, seguindo a DN
CONEP Nº 02 / 2012 para o Exercício de 2015, a elaboração do Plano de
Atualização do Inventário com a finalidade de ser aprovado pelo IEPHA/MG, dando
continuidade aos trabalhos. Os conselheiros analisaram e estudaram o Cronograma
e a Ficha Cadastral do município de Cristais/MG e, por unanimidade aprovaram a
elaboração do Plano de Atualização do Inventário, que, segundo o Cronograma,
deverá ter seu início com as Ações preparatórias para a execução no Ano Base de
2015. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada
por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou,
pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do
SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 15 ( quinze) de outubro de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Marcos César Nogueira
Andréa Guerra Pinheiro Silva
Marineuza Juvenal
Tiago Eugênio Moreira
Roberto Pinheiro Guimarães
ATA DA 31 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 18 ( dezoito ) dias do mês
de setembro de 2014, às 19 h, na
Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os
membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco
Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de
Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Alcione de Souza,
Hermelindo Pinheiro, Marcos Cesar Nogueira, Andréa Guerra Pinheiro Silva,
Marineuza Juvenal, Tiago Eugênio Moreira e Roberto Pinheiro Guimarães,
convocados via telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao
Patrimônio Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião,
apresentando a pauta do dia: 1. a Festa do Rosário/Reinado – a festa iniciou
ontem com o tríduo aos santos homenageados: dia 17 São Benedito, dia 18 Santa
Ifigênia e dia 19 Nossa Senhora do Rosário. A continuidade dos festejos será
realizada neste próximo final de semana, dias 20, 21 e 22 de setembro. Os
membros do SEMPAC deverão acompanhar a realização da manifestação cultural,
registrando e documentando todas as atividades. 2. Restauração do telhado da
Igreja Nossa Senhora da Ajuda - o Pe.
Aparecido Paulo está preocupado com o telhado da igreja visando o período das
chuvas que se encontra próximo. Ele comunicou ao COMPAC que pretende restaurar
o telhado, evitando maiores transtornos no período chuvoso. Os conselheiros
debateram sobre o assunto chegando a conclusão que é viável a troca da madeira,
das telhas e também a dedetização da madeira da estrutura física do imóvel e
das imagens que estiverem danificadas. Os membros do COMPAC presentes na
reunião aprovaram a reforma necessária do BI tombado: da Igreja Nossa Senhora
da Ajuda. 3. Elaboração do Plano de Atualização do Inventário do Patrimônio
Cultural –
o presidente do COMPAC, Sr João Bosco Reis,
apresentou a Elaboração do Plano de Atualização do Inventário do Patrimônio
Cultural para os conselheiros analisarem. O presidente explicou que o
Inventário se encontra em fase de Execução do Plano de Divulgação e que agora,
para o Ano Base de 2015, deverá ser apresentado ao IEPHA/MG, seguindo a DN
CONEP Nº 02 / 2012 para o Exercício de 2015, a elaboração do Plano de
Atualização do Inventário com a finalidade de ser aprovado pelo IEPHA/MG, dando
continuidade aos trabalhos. Os conselheiros analisaram e estudaram o Cronograma
e a Ficha Cadastral do município de Cristais/MG e, por unanimidade aprovaram a
elaboração do Plano de Atualização do Inventário, que, segundo o Cronograma,
deverá ter seu início com as Ações preparatórias para a execução no Ano Base de
2015. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada
por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo
presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC,
dos conselheiros efetivos e suplentes presentes na reunião.
Cristais, 18 (dezoito) de setembro de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Marcos César Nogueira
Andréa Guerra Pinheiro Silva
Marineuza Juvenal
Tiago Eugênio Moreira
Roberto Pinheiro Guimarães
ATA DA 29 ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 18 (dezoito) dias do mês de
julho de 2014, às 17 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº
157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural
de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária,
Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio
Marques, Marcos Cesar Nogueira, Alcione de Souza, Hermelindo Pinheiro,
Marineuza Juvenal, Verônica Silva, Tiago Eugênio Moreira e Atanael Santos,
convocados via telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao
Patrimônio Cultural. O presidente, Sr
João Bosco Reis, deu início à reunião, após os cumprimentos, apresentando a
pauta do dia: 1. Tombamento provisório das imagens de roca: Nossa Senhora das
Dores e Nosso Senhor dos Passos. O Sr presidente falou sobre a importância das
imagens de roca para o município de Cristais: por imagem de roca se entendem aquelas imagens sacras, articuladas,
que se destinam a ser levadas em procissão e que são vestidas com trajes de
tecido. Este gênero de imagens adquiriu considerável importância no culto
católico especialmente durante o período barroco.
Nosso Senhor dos Passos é a representação do Cristo a caminho do Calvário, carregando
a cruz no ombro esquerdo, em posição genuflexa, simbolizando a primeira queda de
Jesus. Esculpida em tamanho natural, com semblante expressivo de dor, encanta a
milhares de devotos que o seguem durante a Procissão. A imagem de Nossa Senhora
das Dores representa as Sete Dores de Maria. A história das duas imagens está diretamente ligada
aos ritos da celebração penitencial da Quaresma e cultuada nas festas da Semana Santa, segundo o calendário litúrgico da
Igreja Católica. Sai em procissão pelas ruas: procissão do Senhor dos Passos,
na terça-feira santa, ( quando o Filho percorre as ruas, simbolizando sua ida
para o Calvário); procissão do Encontro, na quarta-feira santa, ( quando o
Filho encontra a Mãe na subida para o Calvário). O encontro dessas imagens é
celebrado com o “Sermão do Encontro “. É um dos momentos marcantes da
celebração litúrgica da Semana Santa em que a
imagem de Jesus Cristo
se encontra com a imagem de Maria. Esse “Encontro” emociona os fieis participantes da procissão
e faz parte da tradição histórica do município. A importância destas imagens
consiste em ser um Bem móvel cultural e integrado da Igreja N. S. da Ajuda, de
valor histórico e artístico, que indicam a relevância do Bem na construção da
história e da identidade do município, onde a devoção mariana predomina
notadamente nas festas religiosas. O
valor artístico consiste em seu estilo de roca do barroco mineiro do final do
século XVIII e início do século XIX. Aí se encontra o mérito do tombamento das
imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores para o nosso
município. 2. Apresentação das Fichas de Inventário das duas imagens: os
conselheiros apreciaram as fichas e as fotos das imagens, fazendo comentários
sobre a beleza artística das imagens de roca.
Após essa explanação, os
membros do COMPAC analisaram os pedidos de tombamentos, discutiram, deram
opiniões sobre a preservação das imagens, ouviram as explicações e justificativas
que o Sr presidente apresentou e todos foram unânimes em aprovar o tombamento
provisório das imagens de roca Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das
Dores. 3. Alteração na denominação da lei do Fundo Municipal de Preservação do
Patrimônio Cultural: trocar a palavra proteção para preservação. Nada mais
havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella
Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu
os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes
presentes na reunião.
Cristais, 18 de julho
de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Marcos César Nogueira
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Marineuza Juvenal
Verônica Silva
Tiago Eugênio Moreira
Atanael Santos
ATA DA 28ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 26 (vinte e seis) dias do mês de
junho de 2014, às 19 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº
157 – Prédio da Cacisa- os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural
de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária,
Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio
Marques, Marcos Cesar Nogueira, Andrea Guerra Pinheiro Silva, Mantovane de
Souza, Alcione de Souza, Hermelindo Pinheiro, Marineuza Juvenal, Tiago Eugênio
Moreira, Atanael Santos e Verônica Silva, convocados via telefone, se reuniram
para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início
à reunião, após os cumprimentos, apresentando a convidada engenheira Alexa
Bastos Gambogi Meireles. Em seguida, a pauta do dia: 1. Festa para a recepção
da imagem restaurada de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos realizada no
dia 18 de maio pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário: os ternos de
Moçambique, Vilão e Congo desfilaram pela cidade com a imagem, que foi
abençoada pelo pároco Pe. Aparecido, seguindo para a Capela do Reinado. 2. A
Feira Cultural foi apresentada ao público no Aniversário da Cidade ( 04 de
junho) com participação de todos os alunos e professores da Rede Pública de
Ensino, cumprindo um dos objetivos da Educação Patrimonial: conscientização da
valorização e preservação do nosso patrimônio cultural.3. Apresentação do projeto da engenheira civil
Alexa Bastos Gambogi Meireles para intervenção no Prédio da Prefeitura visando
ampliação de salas e banheiros. A Sra. Alexa Bastos Gambogi Meireles apresentou
e explicou o projeto arquitetônico de intervenção. Os membros do COMPAC
analisaram o projeto, discutiram, deram opiniões sobre a intervenção, ouviram
as explicações e justificativas que a engenheira e o Sr presidente apresentaram
e todos aprovaram as intervenções no Prédio da Prefeitura do Conjunto
Arquitetônico e Urbanístico Paço Municipal “Joaquim Luiz da Costa Maia”. O
Prédio da Prefeitura receberá a denominação de “Hélio Ferreira”, homenageando o
ex prefeito, em cujo mandato o prédio foi construído. 4. Apresentação das
Fichas de Análise do IEPHA/MG e da pontuação provisória para 2015. O Sr
presidente explicou que a pontuação caiu, estando a pontuação provisória em
7.44. As Fichas de Análise foram repassadas e comentadas pelos conselheiros,
ficando ciente que os pontos perdidos são referentes à aplicação dos
investimentos do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. O Sr
presidente, juntamente com os membros do SEMPAC, Maria Salomé Reis Alves de
Lima e Marcos Antônio Marques, a Diretora de Cultura, Alcione de Souza e a
Assessora do Patrimônio Cultural do município de Cristais, engenheira civil,
Alexa Bastos Gambogi Meireles se encarregaram de revisar os pontos negativos
apontados pela Análise do IEPHA/MG.Nada mais havendo a tratar foi lavrada a
presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do
COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo
presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC,
dos conselheiros efetivos e suplentes e pela engenheira civil, convidada para a
reunião.
Cristais, 26 de junho de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Marcos César Nogueira
Andrea Guerra Pinheiro Silva
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Marineuza Juvenal
Tiago Eugênio Moreira
Atanael Santos
Verônica Silva
Alexa Bastos Gambogi
Meireles
ATA DA 27ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 15 ( quinze) dias do mês de maio
de 2014, às 19 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 –
Prédio da Cacisa- os membros eleitos do
Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis:
presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima:
2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Andrea Guerra Pinheiro
Silva, Mantovane de Souza, Alcione de Souza, Hermelindo Pinheiro e Tiago
Eugênio Moreira, convocados via telefone, se
reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural
O presidente, Sr João Bosco
Reis, deu início à reunião, após os cumprimentos, apresentando a justificativa
dos membros ausentes e, em seguida, a pauta do dia: 1. Chegada da imagem
restaurada de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos: a irmandade realizará
uma festa dia 18 para comemorar o Dia da Abolição da Escravidão ( 13 de maio) e
a chegada da imagem restaurada; 2. Restauração do Paço Municipal: intervenção
no Prédio da Prefeitura visando ampliação de salas, pintura e manutenção nos
três prédios e reivindicação do Clube Jubileu de Prata para Espaço Cultural. Os
membros do COMPAC ouviram as explicações e justificativas que o Sr presidente
apresentou e todos aprovaram as intervenções no Conjunto Arquitetônico e
Urbanístico Paço Municipal “Joaquim Luiz da Costa Maia”. 3. Situação atual da
Igreja Nossa Senhora da Ajuda: o padre Aparecido Paulo Silva precisa ser
notificado quanto à legalização do tombamento, à manutenção do imóvel que está
precisando de dedetização, cuidados com a fiação elétrica e com fogos de
artifício no entorno da igreja. O presidente explicou que o convidou para
participar da reunião ou enviar algum representante, porém o COMPAC não contou
com a presença ou representação do padre.
Nada
mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim,
Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu
os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes. Cristais, 15 de maio de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Andrea Guerra Pinheiro Silva
Mantovane de Souza
Alcione de Souza
Hermelindo Pinheiro
Tiago Eugênio Moreira
ATA DA 26ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 08 (oito) dias do mês de abril
de 2014, às 19 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 –
Prédio da Cacisa- os membros eleitos do
Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis:
presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima:
2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Mantovane de Souza,
Alcione de Souza, Marcos César Nogueira, Hermelindo Pinheiro, Roberto Pinheiro
Guimarães, e Tiago Eugênio Moreira, convocados via telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes
ao Patrimônio Cultural
O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, após os
cumprimentos, apresentando a pauta do dia: 1. Apresentação do PROGRAMA DA
APLICAÇÃO DO FUNDO MUNICIPAL DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL para o Ano
Base de 2014, Exercício de 2015 – O presidente apresentou o Programa do Fundo
para os conselheiros seguirem o que foi proposto, lembrando que a imagem de N.
S. do Rosário dos Homens Pretos se encontra em fase final de restauração e
dando ênfase ao Prédio da Cacisa: pintura interna e externa, reconstituição do
reboco externo, reparação da parte hidráulica e troca da porta de entrada.
Explicou que o engenheiro da prefeitura deverá fazer um laudo e apresentar
planilha para as devidas reformas. Para os prédios da Prefeitura e Jubileu de
Prata reparos no telhado, pinturas: interna e externa, também com planilhas do
engenheiro. 2. Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – a ata de
eleição da nova diretoria deverá ser retificada, para ser registrada em
cartório. 3. A atual situação da Diretoria Municipal de Cultura e Turismo - Os
conselheiros expuseram suas opiniões a respeito
do desinteresse do Poder Público para com o Patrimônio Cultural,
chegando a conclusão que esse desinteresse não é somente em nível municipal,
mas também nas outras esferas: estadual e federal. Nada mais havendo a tratar foi lavrada a
presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do
COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo
presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC,
dos conselheiros efetivos e suplentes.
Cristais, 08 de abril de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Mantovane de Souza
Alcione de Souza
Marcos césar Nogueira
Hermelindo Pinheiro
Roberto Pinheiro Guimarães
Tiago Eugênio Moreira
ATA DA 25ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 13 ( treze ) dias do mês de março de 2014, às 14 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº 157 – Prédio da Cacisa- os membros eleitos do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Alcione de Souza, Tiago Eugênio Moreira, e a Diretora Municipal de Educação, Vanuza Fagundes França, juntamente com diretores das Escolas Municipais, convocados por telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, após os cumprimentos, apresentando a pauta do dia: 1. Apresentação do Projeto Educar de Educação Patrimonial. O presidente passou a palavra para a coordenadora do Projeto Educar, Maria Salomé Reis Alves de Lima, que o explicou, com detalhes, para os presentes. O Projeto foi entregue para a Diretora Vanuza Fagundes França que se incumbiu de passá-lo para as supervisoras e professores. 2. Restauração da imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – o sr presidente informou que a imagem se encontra em fase de acabamento da restauração e que ficará pronta no final do mês de abril. A Irmandade irá realizar uma festa por ocasião da chegada da imagem, provavelmente na data de 13 de maio, aproveitando a simbologia da data. 3- As 15 ( quinze ) fichas de inventário da área 02, que farão parte do Plano de Divulgação no ano Base de 2014, foram apresentadas para uma triagem. Os conselheiros as revisaram, analisaram e concluíram que das 15 ( quinze) fichas apenas 8 ( oito ) são consideradas como bens inventariados e apenas os bens imóveis serão disponibilizados, mediante autorização de seus proprietários. A Divulgação seguirá o Cronograma previsto para 2014.
Nada mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim, Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes e dos professores convidados. Cristais, 13 de março de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Tiago Eugênio Moreira
Alcione de Souza
Vanuza Fagundes França
Aparecida Vilaça Rosa
Samuel José de Oliveira
ATA DA 25ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO
CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CRISTAIS/MG – COMPAC
Aos 13 ( treze ) dias do mês de
março de 2014, às 14 h, na Biblioteca Pública Municipal, à Rua: José Costa, Nº
157 – Prédio da Cacisa- os membros
eleitos do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cristais/MG, João Bosco
Reis: presidente, Isabella Lara Ribeiro: secretária, Maria Salomé Reis Alves de
Lima: 2ª secretária, os conselheiros: Marcos Antônio Marques, Alcione de Souza,
Tiago Eugênio Moreira, e a Diretora
Municipal de Educação, Vanuza Fagundes França, juntamente com diretores das Escolas
Municipais, convocados por
telefone, se reuniram para tratar dos assuntos referentes ao Patrimônio
Cultural. O presidente, Sr João Bosco Reis, deu início à reunião, após os
cumprimentos, apresentando a pauta do dia: 1. Apresentação do Projeto Educar de
Educação Patrimonial. O presidente passou a palavra para a coordenadora do
Projeto Educar, Maria Salomé Reis Alves de Lima, que o explicou, com detalhes,
para os presentes. O Projeto foi entregue para a Diretora Vanuza Fagundes
França que se incumbiu de passá-lo para as supervisoras e professores. 2. Restauração
da imagem de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – o sr presidente informou que a imagem se
encontra em fase de acabamento da restauração e que ficará pronta no final do
mês de abril. A Irmandade irá realizar uma festa por ocasião da chegada da
imagem, provavelmente na data de 13 de maio, aproveitando a simbologia da data.
3- As 15 ( quinze ) fichas de inventário da área 02, que farão parte do Plano
de Divulgação no ano Base de 2014, foram apresentadas para uma triagem. Os
conselheiros as revisaram, analisaram e concluíram que das 15 ( quinze) fichas
apenas 8 ( oito )
são consideradas como bens inventariados e
apenas os bens imóveis serão disponibilizados, mediante autorização de seus
proprietários. A Divulgação seguirá o Cronograma previsto para 2014.
Nada
mais havendo a tratar foi lavrada a presente ata que vai assinada por mim,
Isabella Lara Ribeiro, secretária do COMPAC, que a redigiu e lavrou, pelo presidente João Bosco Reis que dirigiu
os trabalhos e pelos membros do SEMPAC, dos conselheiros efetivos e suplentes e
dos professores convidados. Cristais,
13 de março de 2014
Isabella Lara Ribeiro - secretária
João Bosco Reis - presidente
Maria Salomé Reis Alves de Lima
Marcos Antônio Marques
Tiago Eugênio Moreira
Alcione de Souza
Vanuza Fagundes França
Aparecida Vilaça Rosa
Samuel José de
Oliveira <iframe src="https://www.slideshare.net/Marcoscristais/slideshelf" width="615px" height="470px" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no" style="border:none;" allowfullscreen webkitallowfullscreen mozallowfullscreen></iframe>Atas das Reuniões do COMPAC 2019
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